

Biografía Virginia Satir
Inspiração e Desenvolvimento da Biografía
Recentemente, uma carta chegou ao escritório da Avanta (atual "The Virginia Satir Global Network") endereçada a Virginia Satir. Foi escrita por uma mulher que havia descoberto Virginia por meio de seu livro "The New Peoplemaking". Na carta, essa mulher descrevia a dor que afligia sua família há muitos anos: suicídio, uso de drogas e álcool, e o afastamento entre os membros da família. Ela escreveu com grande gratidão pelo trabalho de Virginia, que havia lhe mostrado, como ela mesma disse, uma forma de começar a tirar o pó das peças negligenciadas do quebra-cabeça não resolvido de sua vida e tentar juntá-las.
Cartas como essa são raras, mas aparecem de vez em quando, lembrando-nos do impacto contínuo de Virginia na vida de muitas pessoas por meio de seu trabalho. Mais comuns são as cartas, telefonemas e e-mails que recebemos pedindo informações sobre a vida de Virginia. As pessoas que entram em contato com seu trabalho por meio de livros, vídeos e oficinas parecem ter um desejo comum: saber mais sobre a vida que gerou ideias tão poderosas e úteis.
Assim, a escrita desta biografia surgiu das correspondências e pedidos que chegaram à minha mesa, pressionando-me a perceber que, por mais sedentos que as pessoas estejam pelos ensinamentos de Virginia Satir, elas também desejam estabelecer algum tipo de conexão pessoal com ela. Minha conexão pessoal é o que tenho a compartilhar com você.
Conheci Virginia em 1977, quando ela fundou a Avanta (atual The Satir Global Network), uma organização sem fins lucrativos dedicada a treinar e apoiar pessoas “para serem mais plenamente humanas”. Por vários anos, trabalhei com ela como treinadora no Process Community, um seminário de um mês voltado para o crescimento pessoal e profissional.
Desde 1993, sou Diretora Executiva da Avanta (atual The Satir Global Network), que continua a crescer e trabalhar com outras organizações para promover os ensinamentos de Virginia Satir por meio da capacitação e conexão entre terapeutas e participação em projetos de serviço pelo mundo.
Quando Virginia faleceu, deixou mais de 700 páginas de anotações manuscritas e datilografadas. Li e reli essas notas em busca de aprender mais sobre ela e como ela pensava sobre o futuro. Essas notas e minha própria conexão com Virginia se desafiaram mutuamente, trouxeram clareza uma à outra e até introduziram novas áreas de incerteza sobre a vida de Virginia. Juntas, com seu trabalho, as pessoas que a conheceram, entrevistas concedidas por ela e livros escritos por e sobre ela, formaram esta biografia.
Espero que o que você está prestes a ler seja útil e esclarecedor, embora esteja longe de representar de forma completa a vida e a obra de Virginia.
Margarita M. Suarez
Diretora Executiva, Avanta (Atual "The Virginia Satir Global Network")
Burien, Washington
Dezembro de 1999